Pesquisar este blog

sábado, 12 de setembro de 2015

Máquina de radioterapia volta a quebrar no Huse

Pacientes se desesperam alegando que o câncer não espera
Pacientes aguardam no Setor de Oncologia(Foto: Arquivo Portal Infonet)
Para desespero dos pacientes do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a máquina da radioterapia está parada mais uma vez, por conta de uma nova peça quebrada, que segundo a assessoria de Comunicação, deverá chegar da Alemanha, num prazo de 15 dias.
“São 90 pacientes agoniados para dar continuidade ao tratamento, até porque o câncer não espera. Estive lá hoje à tarde e a informação é de que vem um técnico do Rio de Janeiro na próxima segunda-feira, 14”, lamenta Sheila Galva, integrante do Grupo Mulheres de Peito, acrescentando que além desses pacientes, 300 estão na fila sem ao menos iniciar o tratamento.
De acordo com a assessoria de Comunicação do HUSE, “foi consertado ontem uma peça, a Secretaria de Saúde já havia comprado duas bombas novas, mas agora quebrou o colimador, uma peça do acelerador, que deverá chegar da Alemanha em 15 dias”.
Nova máquina
Apesar de o governador Belivaldo Chagas ter afirmado no último dia 1º de setembro ao Portal Infonet, que o Estado de Sergipe não tem condições de adquirir um novo equipamentode radioterapia e que “a única alternativa é continuar realizando a manutenção, devido aos custos altos para a aquisição, ao secretário de Estado da Saúde, José Sobral informou por meio da assessoria que o Ministério da Saúde deve iniciar instalação do novo equipamento do Huse em 60 dias, com previsão de conclusão em 10 meses.
"Até lá, vamos insistir em fazer os reparos preventivos e corretivos na máquina atual, que vem apresentando problemas. Já abrimos um canal de diálogo com entidades que agrupam pacientes oncológicos que precisam fazer radioterapia 3D para buscar o TFD, com objetivo de reduzir a fila e colocá-los no protocolo de 60 dias, como preconiza o Ministério. O importante é manter a assistência e estamos trabalhando para isso", destaca o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.
Ele completou que a fila da espera pela radioterapia 3D em Sergipe era de 570 pessoas e que hoje, são 302. Não existe fila de espera para a 2D. "O novo equipamento de radioterapia do Huse, utilizado no tratamento do câncer, faz parte do plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). As obras consistem na construção de um bunker (local específico destinado a abrigar os aceleradores), garantindo à segurança dos pacientes e profissionais, e são custeadas pelo MS. Este segundo acelerador linear no Huse trará grandes benefícios para o tratamento de pacientes. O atual aparelho de Radioterapia do Huse atende diariamente a mais de 90 pessoas pela manhã, tarde e noite", esclarece o secretário.
Ainda de acordo com o gestor, foi assinado um convênio estadual com a SES e o Hospital Cirurgia para a conclusão da obra para a instalação de outro equipamento. "Em breve, até a rede particular também ganhará equipamentos. Além disso, o Hospital Universitário também contará, em breve, com um aparelho de radioterapia. Ou seja, a radioterapia em Sergipe terá um grande avanço", acredita.
Por Aldaci de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário