Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

com a Chuvas transtornos são causados em municípios do interior do Estado.


Chuvas causaram inundações nos municípios de Carmópolis, Itabaiana e Lagarto. 

Mais uma vez, as chuvas voltaram a causar problemas para os sergipanos. Na tarde desta segunda-feira, 17, fortes chuvas caíram sobre diversos municípios, dentre eles Carmópolis, causando focos de alagamento na cidade. Com a inundação, moradores tiveram suas residências e estabelecimentos invadidos por lixo e animais. 

As fortes chuvas atingiram a cidade de Carmópolis por volta das 13h até as 15h. Mas o pouco tempo foi suficiente para dar prejuízo a alguns trabalhadores. A garçonete Thaís Amanda conta que não é a primeira vez que a cidade sofre com as enchentes. Ela explica que, sempre que acontecem, as fortes chuvas fazem o comércio parar. “Não dá para trabalhar. Enche tudo de água, não tem como evitar. Tivemos que fechar. Só não perdemos nada aqui, porque fechamos. Todo ano é isso e a chuva de hoje foi muito forte”, disse Thaís.

A proprietária de farmácia Hévila Andrade também teve que fechar o seu estabelecimento para não perder nenhum produto. Ela conta que, com a água da chuva, animais e lixo entram nos estabelecimentos. “Tive que fechar tudo e ainda tirar os produtos que ficam mais embaixo. Entra muita coisa: sapo, cobra, sujeira. Agora, ainda temos que limpar antes de reabrir”, disse a empresária.

De acordo com Hévila, as enchentes aconteceram em decorrência do entupimento dos bueiros da cidade. “Eles são feitos justamente para escoar a água da chuva, mas estão entupidos. Com a chuva forte de hoje, foi o bastante para encher tudo aqui”, explicou.

O vigilante André Lucio da Silva também ressaltou a situação dos bueiros de Carmópolis. O morador conta que ninguém escapa dos efeitos da chuva na cidade. “Muita gente perde móveis com essas enchentes. Com os bueiros entupidos, o lixo e o esgoto vêm para dentro da cidade”, disse o vigilante.

Defesa Civil

O coronel Magno Silvestre, responsável pela Defesa Civil de Carmópolis, explicou que a chuva ocorrida nesta segunda-feira foi fora do normal, e que os bueiros entupidos foram consequência do volume de lixo no local. “A chuva aconteceu antes do horário da coleta de lixo, que muitas vezes é colocado em local inadequado pela população. Não são todas as pessoas que fazem isso, mas acaba prejudicando muita gente por isso. Depois que o lixo foi recolhido, os alagamentos diminuíram”, disse o coronel. O coronel contou que a limpeza da cidade será feita a partir desta terça-feira, 18, já que muita areia invadiu as ruas de Carmópolis, depois da enchente.

Alerta

Além de Carmópolis, os municípios de Lagarto e Itabaiana também foram intensamente afetados pelo temporal. O secretário executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Gilfran Mateus, explicou que Sergipe está em alerta e monitorando a situação das cidades afetadas pela chuva. “Estamos sob aviso, com equipes para atuar nesta madrugada. Precisamos analisar a situação para orientar os municípios. Ainda não temos registros de desabrigados, mas estamos mantendo contato com os municípios para que a situação fique sob controle”, disse o coronel Mateus.

Fonte: Helena Sader e Verlane Estácio, do Portal Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário